Tipos de Equilíbrio de um Corpo

Por Thyago Ribeiro
Considere uma placa de centro de gravidade CG seja suspensa pelo ponto O (fig. 1). Na posição de equilíbrio, as forças que agem na placa são o peso P, aplicado no centro de gravidade CG, e a força de suspensão F, aplicada em O. nessas condições, F e P devem ser opostas. Para isso, o ponto de suspensão O e o centro de gravidade CG devem pertencer à mesma reta vertical (fig. 2).

Deslocando-se ligeiramente a placa da posição de equilíbrio, girando-a em torno de O e abandonando-a em seguida, ela tende a retornar à posição original. Nesse cão dizemos que o equilíbrio é estável (fig. 3).

No equilíbrio estável o centro de gravidade CG está abaixo do ponto de suspensão O.

Se o centro de gravidade estiver acima do centro de suspensão, o equilíbrio é instável (fig.4). Deslocando-se ligeiramente a placa da posição de equilíbrio, girando-a em torno de O e abandonando-a em seguida, ela de afasta ainda mais da posição de equilíbrio (fig. 5).

Quando o centro de gravidade coincide com o ponto de suspensão, o equilíbrio é indiferente, pois, afastando-se a placa de posição de equilíbrio, girando-a em torno de O, ela permanece em equilíbrio na nova posição (fig. 6).