Chá de Camomila

Por Cristiane Zoller
A camomila é uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países, sendo considerada uma planta medicinal, atuando de diversas formas no organismo e possuindo grande importância para a saúde e estética.

A flor da camomila possui um perfume bem agradável e ela apresenta semelhança às flores da margarida. O que muitos não sabem é da necessidade de que sua colheita seja antes que estejam completamente desenvolvidas para que seus benefícios se tornem mais eficazes.

A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.

O chá de camomila possui grande importância terapêutica, sendo recomendado em casos de:

- Problemas digestivos e intestinais;
- Alívio em dores de estômago;
- Considerada um ótimo remédio natural em casos de inflamação na gengiva, dor de dente, dor de garganta, gripe e febre;
- Também muito utilizada na área da estética no tratamento de pele e cabelos;

Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente. Uma boa dica sobre o chá de camomila é destinada às mamães em caso de cólicas em bebês, nascimento dos dentinhos e calmante natural para as crianças.

É preciso lembrar que todas essas dicas e orientações requerem o acompanhamento de um profissional especializado para o tratamento de qualquer problema ou patologia.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.