Andrologia

Por Thais Pacievitch
A Andrologia é um ramo da medicina que estuda a saúde masculina, no que diz respeito às funções reprodutoras e sexuais do homem. Qualquer diagnóstico ou prognóstico relacionado ao fator sexual, seja uma questão anatômica, urológica, biológica ou psíquica deve, preferencialmente, ser dado por um andrologista.

Andrologia e Urologia são especialidades médicas comumente confundidas, embora sejam bem diferentes. Um urologista é um especialista no sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. Na falta de um andrologista, um urologista trata das questões masculinas, sendo comum serem procurados para a realização do exame de próstata. Já o andrologista tem um papel similar ao do ginecologista em relação às mulheres, sendo que o homem, assim como as mulheres, deveria ser assistido por um andrologista nas diferentes fases de sua vida.

Os homens, assim como as mulheres, passam por várias mudanças físicas, e não raro, apresenta problemas desde cedo, tais como: fimose, hérnias, entre outros.

Na adolescência, além das dúvidas que surgem, o jovem pode ser vítima de doenças como a varicocele, que pode lhe causar problemas futuros em termos de reprodução. No inicio da vida sexual podem ocorrer ejaculações precoces, comuns nesta idade, mas que podem lhe trazer problemas psicológicos.

Quando atinge a vida adulta, já com a vida sexual ativa, ficam sujeitos às doenças transmitidas sexualmente, a inflamações, irritações e coceiras nos genitais. E podem ocorrer ainda os problemas de fertilidade.

Dentre os problemas mais temidos pelos homens estão a impotência e a disfunção erétil, que podem ter causas diversas. Após os quarenta anos, independente de sua saúde até então, serão necessários os exames periódicos de próstata, a fim de descartar ou diagnosticar precocemente o câncer.

Após os cinqüenta anos, o homem pode passar pela andropausa, o equivalente a menopausa feminina, que é causada pela diminuição acentuada na produção do hormônio masculino, a testosterona.

Além de todas essas atribuições, o andrologista é o especialista indicado ainda para a realização de vasectomias e dos procedimentos para a reversão das vasectomias (como a vasovasostomias).

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.