Angiologia

Angiologia é definida como a especialidade médica responsável pelos tratamentos clínicos das moléstias que afetam os vasos sanguíneos e linfáticos. Atua juntamente com a cirurgia vascular, sendo esta, por sua vez, responsável pelo tratamento cirúrgico dessas afecções. No Brasil, as duas abordagens (a clínica e a cirúrgica) são realizadas em conjunto, recebendo o nome de “Angiologia e Cirurgia Vascular”.

Um texto muito antigo, dedicados à História da Medicina, denominado Papiro de Ebers, descoberto pelo egiptólogo alemão no ano de 1873, que se presume datar de 1550 a.C., já citava o termo varizes, referindo-se a “dilatações serpentiformes nos membros inferiores, enroladas, endurecidas, com nódulos e como cheias de ar”. Neste tempo, os egípcios já haviam percebido que aplicar frio no local minimiza a dor do trauma.

Hipócrates citava em suas obras, diversas vezes, as doenças venosas dos membros inferiores, sendo que seus estudos demonstraram estar muito próximos aos conhecimentos da modernidade. Este, por sua vez, já recomendava a compressão como tratamento, além de evidenciar os efeitos positivos do repouso. Também realizava o tratamento cirúrgico de úlceras varicosas, no qual realizava múltiplas diminutas perfurações nas veias varicosas, enfaixando o membro com firmeza, objetivando gerar uma lesão venosa e, conseqüentemente, promover a oclusão do vaso varicoso.

Para tornar-se angiologista, primeiramente o médico deve terminar a faculdade de medicina e, por conseguinte, deve fazer residência médica em angiologia. Este profissional pode atuar em consultórios particulares, postos de saúde, universidades e hospitais.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiologia
http://www.sogab.com.br/anatomia/angiologiajonas.htm
http://www.corpuslaser.com/cirurgia-vascular.htm
http://www.varizes.com/Artigos/135/.html
http://explicatudo.com/o-que-faz-um-angiologista

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina