Iontoforese

A iontoforese refere-se a uma terapia conservadora não-invasiva, que tem por objetivo tratar a hiperidrose.

Esta terapia é feita através da introdução de um medicamento ou outra substância química (átomos eletricamente carregados) no tecido utilizando-se um campo elétrico. Trata-se de um método eletroquímico capaz de aumentar o transporte de moléculas pela concepção de um gradiente potencial através da pele a partir da aplicação de corrente elétrica. Durante o período de introdução haverá repulsão e atração iônica conforme a polaridade de cada elétron e, dessa forma, sua interação com a membrana biológica.

Esta técnica, que tem por objetivo controlar a exagerada transpiração, é comumente utilizada especialmente em casos de excesso de suor na palma das mãos, sola dos pés e axilas.

É realizada utilizando-se um recipiente com duas câmaras, no qual é colocada a substância (medicamento ou agente bioativo) que se tem por objetivo introduzir no paciente transdermicamente, juntamente com o seu solvente, chamado de veículo (normalmente água de torneira). Uma câmara é carregada positivamente enquanto a outra é carregada negativamente. A primeira irá repelir a substância carregada com carga positiva, enquanto a segunda irá repelir o produto carregado com carga negativa.

O tratamento dura somente alguns minutos (10 a 15 minutos) e deve ser feito, inicialmente, todos os dias durante 3 a 5 dias, devendo, posteriormente, ser espaçado esse tempo, tipicamente, para tratamento semanais, quinzenais e, por último, mensais. Contudo, as necessidades individuais é que estabelecem quantas vezes o tratamento deve ser realizado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iontoforese
http://iontoforese.com/iontoforese.htm
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/143.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina