Mesoterapia

A mesoterapia consiste em uma terapia criada na França, na qual são introduzidos fármacos sob a pele. É uma técnica amplamente utilizada em clínicas de emagrecimento, sendo que no Brasil é realizada apenas por médicos com formação específica na área. Além disso, a mesoterapia pode ser utilizada no tratamento de desordens musculoesqueléticas.

Com a finalidade estética, a mesoterapia é  utilizada para reduzir medidas, enquanto que nos tratamentos de desordens musculoesqueléticas visa controlar a dor e o processo inflamatório, como nos casos de lombalgias, tendinites, bursite, artrites, artroses, estiramentos e traumatismos.

A associação de fármacos fica a critério do médico e varia de acordo com o objetivo almejado, geralmente incluindo anti-inflamatórios, relaxantes musculares, vasodilatadores, cumarínicos, simpaticolíticos, analgésicos, dentre outros. Os medicamentos aplicados no tecido subcutâneo se distribuem pelo organismo do paciente, alcançando órgãos como os do trato gastrointestinal, hepático, cardiovascular e renal.

Quando o objetivo é reduzir medidas, após dez sessões, realizadas semanalmente, já é possível notar significativa diminuição de medidas e de gordura localizada. Nos casos de mesoterapia utilizada para tratar dor e inflamação, o tratamento deve ser feito em intervalos de sete a dez dias, sendo observados resultados entre a primeira e a segunda sessão.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesoterapia
http://www.cirurgiaestetica.com.br/medicina/mesoterapia.asp

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina