Perineoplastia

Por Débora Carvalho Meldau
A perineoplastia consiste em uma cirurgia que possibilita a reconstrução do músculo períneo, situado no interior da vagina da mulher. Este músculo possibilita o controle da vontade de urinar. Desta forma, quando há alguma alteração no mesmo, esta capacidade fica comprometida, levando a perdas urinárias involuntárias, além de poder resultar em dificuldade da mulher de atingir o orgasmo.

O enfraquecimento do períneo é comum em partos normais. O envelhecimento é outro fator que contribui para alterações nesse músculo.

Este problema pode ser corrigido por meio da perioneoplastia, que consiste numa cirurgia plástica do períneo. Costuma ser uma cirurgia simples, sem grandes complicações, realizada sob anestesia local e sedação, fazendo com que o músculo volte a exercer suas funções normais. O procedimento cirúrgico leva em torno de 1 hora e a alta hospitalar ocorre dentro de 24 a 48 horas.

A recuperação completa leva aproximadamente 40 dias, o que inclui o retorno às atividades sexuais.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/perineoplastia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perineoplastia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.