Próteses penianas

Por Débora Carvalho Meldau
As próteses penianas, atualmente denominadas preferencialmente implantes penianos, representam uma solução para a disfunção erétil, ou seja, pacientes que apresentam dificuldade de ereção ou de mantê-la.

O implante peniano confere um novo “esqueleto” para o pênis e é indicado nos casos das disfunções mais graves, como as de origem orgânica, ou de origem psicológica que não respondem ao tratamento medicamentoso. Contudo, outros fatores também contribuem para o sucesso deste procedimento, como apoio e compreensão da parceira.

Apesar de existirem diversos modelos de próteses disponíveis no mercado atualmente, de tamanhos e ângulos diferenciados, a mais comumente utilizada é a prótese peniana maleável (semi-rígida), uma vez que os pacientes relatam alto grau de satisfação e reduzido índice de complicação. Esta prótese é constituída por um tubo maleável de silicone semi-flexível e uma haste interna de metal (platina ou prata) e que confere determinada tensão ao pênis. Já o modelo de prótese peniana inflável, além de ser mais dispendioso, evidencia problemas como rico de ruptura da prótese, limitando, deste modo, seu uso em determinados casos.

Os benefícios do implante peniano consistem em possibilitar o retorno a uma vida sexual, oferecendo uma solução em longo prazo, possibilitando o paciente a ter ereção e relação quando desejar, não interferindo na ejaculação e no orgasmo do indivíduo, além de eliminar os gastos com medicamentos de uso oral ou injetáveis.

O implante é feito internamente, não ficando visível. O procedimento cirúrgico é seguro e eficiente, sendo, na maior parte das vezes, a cirurgia realizada sob anestesia local e sedação, além de serem pouco invasivas e de rápida recuperação. O paciente já pode receber alta no mesmo dia, retornando às atividades rotineiras, exceto atividades físicas por aproximadamente um mês.

Fontes:
http://www.cirurgia-plastica.com/protese-peniana/
http://www.centrodeprotesepeniana.com.br/centro_protesepeniana/protese_peniana.asp
http://www.protesepeniana.com.br/
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4013/-1/protese-peniana-uma-opcao-contra-a-impotencia.html
http://www.institutopaulista.com.br/sub_tratamentos_cirurgicos.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.