Geografia do México

Por Thais Pacievitch
A superfície do território mexicano é de 1.964.375 km², sendo que destes, 5.127km correspondem a território insular. É o 14° maior país do planeta e faz fronteira com os EUA o norte e com a Guatemala e Belize na região sudeste. O México é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.


Mapa do México

O território mexicano é formado em sua maioria (70%) de regiões montanhosas (cujas montanhas não ultrapassam os 3.000 m de altitude) e o restante por planícies. O território mexicano é formado pelas serras Baja Califórnia, Madre Ocidental, Madre Oriental, Madre del Sur e Chiapas. Também fazem parte do México o Sistema Vulcânico Transversal, a depressão de Balsas, a plataforma de Yucatán e as seguintes planícies: Costeira do Pacífico e Costeira do Golfo. O norte do país é árido e no sul há mata atlântica.

O México tem uma grande diversidade de climas, que são bastante influenciados pelo relevo e pela presença dos oceanos acima citados. Há regiões, como no estado de Chihuahua, onde ocorrem temperaturas de -20°C e, no deserto de Sonora, a temperatura pode chegar a 45°C.

Existem no México três grandes conjuntos hidrográficos, são eles: a bacia do Atlântico, a do Pacífico e as bacias (sem saída para o mar) do altiplano. O rio Bravo é o mais longo, sua extensão é de 3.034 km e é a fronteira com os EUA. O rio Usumacinta marca a divisa com a Guatemala. O México deve aos rios Sonora, Mayo, Fuerte e Yaqui, a próspera agricultura da região noroeste.

A flora mexicana é uma das mais variadas do planeta, aqui é possível encontrar pastagens, desertos, bosques de coníferas e selva tropical. 37% do território estão cobertos de plantas que sobrevivem com pouca água, 19,34% de bosques de coníferas e carvalhos e 14,14% de selva tropical. Neste país é encontrada mais da metade das espécies de cactos que existem, dos quais se destaca o pita, utilizado para fabricar bebidas (tequila e pulque), mais de 600 variedades de orquídeas e mais de 30.000 espécies de plantas.

A fauna do México também é bem diversa, lá existem mais de 1.500 espécies de mamíferos e animais que só são encontrados naquele país, tais como: o monstro de Gila, o coelho dos vulcões e o ajolote, um anfíbio também conhecido como monstro aquático. Há mais de 1.000 espécies de pássaros, dos quais se destacam a águia pescadora, garça azul, araras e mais de 50 espécies de colibris. No México também existem patos azuis (originários das Ilhas de Galápagos), iguanas e borboletas monarcas.