Antigas Lendas da Argólida

A Argólida (ou Argolis), atualmente é uma região na Grécia, localizada dentro do Peloponeso, o grande cenário do Helenismo. Sua capital é Náuplia.

Esta região foi cenário de diversas lendas, muitas ligadas à cidade de Argos, que significa “terra brilhante”. Estas lendas estão entre as mais importantes da mitologia grega. Tais lendas ligam a Argólida com o Egito, com o Oriente Médio e com muitos e importantes personagens míticos das outras regiões da Grécia.

Vejamos algumas delas, pois são muitas:

O mais antigo rei de Argos, chamado Ínaco, teria vivido antes da criação do homem, e é considerado o pai de Ió e de Foroneu. Seu neto Épafo acabou se unindo a Mênfis, filha de Nilo, os dois geraram Líbia, que por sua vez, se uniu a Poseidon e gerou Agenor e Belo.

Estes personagens mitológicos são personificações de rios, cidades e regiões, com exceção de Ió e Foroneu.

Ínaco era um deus-rio da Argólida, e Nilo um deus-rio do Egito. Os dois, são filhos do Oceano Tétis, e por isso ligam um a outro locais (Argólida e Egito) pela lenda.

Já Mênfis e Tebe (Tebas) são personificações de duas cidades do Egito, e Líbia, a personificação de uma região de mesmo nome, correspondente ao norte da África, a oeste do Egito. Tebe foi considerada a heroína da cidade egípcia de Tebas, e tinha o nome de Waset, uma deusa local. Tornou-se muito importante no Egito faraônico.

Agenor e Belo, por sua vez, são antigos reis da Fenícia e do Egito, respectivamente. Belo é provavelmente a versão grega para a palavra “Ba’al” que significava “senhor”, “mestre”, e que foi usada no Oriente Médio para deuses, reis, homens poderosos.

Busíris e Egito, da mesma forma, eram considerados pelos gregos antigos reis do Egito. Busíris era um rei tirano, um dos mais importantes do Egito, e seu nome provavelmente é uma alteração do nome “Osíris”.

Além destes, há vários outros personagens lendários desta região, que são também personificações de locais, e que acabaram por influenciar muito na história grega, especialmente nos nomes dos locais, que muitos conservam até hoje.

Fontes:

http://www.ganymedes.gr/pt/excursoes/40-argolis-one-day-corinth-canal-mycenae-nauplion-epidauros
http://agrandeteia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1300660383_25
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0081
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0729
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arg%C3%B3lida

Arquivado em: Mitologia Grega