Troia

Por Antonio Gasparetto Junior
Troia é a cidade na qual ocorreu a Guerra de Troia descrita na Ilíada. O início da história de Troia, por não ser comprovado através de pesquisas, é descrito com base na mitologia grega. A cidade que ficava na antiga Anatólia era famosa pelo enriquecimento de seus cidadãos com o comércio portuário que desenvolviam com o leste e também com o oeste. Entre seus produtos comercializados estavam, principalmente, roupas, ferro e muralhas de defesa. Os líderes da sociedade troiana, a família real, era respeitada por acreditar-se que tinham uma origem familiar que remontava ao próprio Zeus.

A cidade de Troia baseava toda sua história na mitologia e, por isso, era de admirável respeito. A tradição dizia que um dos filhos de Zeus, Dardano, havia dominado as terras da cidade. Os filhos deste, Tros, passou a chamar os habitantes de troianos, em função de seu nome próprio. E o neto de Dardano, Ilus, fundou oficialmente a cidade de Troia.

A fase mais brilhante e conhecida pela cultura popular de Troia diz respeito aos acontecimentos que envolvem a famosa Guerra de Troia. Ainda de acordo com a mitologia grega, Hercules teria capturado a cidade uma geração antes do início da guerra. A invasão dos gregos micênicos aconteceu já no contexto da Guerra de Troia que é datada entre 1193 e 1183 a.C.. Todas essas informações são descritas pelo escritor Heródoto, que, por sinal, é conhecido como o pai da história. A Guerra de Troia em si é descrita nos poemas de Homero, que, por sua vez, são considerados como a principal fonte de referência para os acontecimentos.

A cidade de Troia sofreu não só com a invasão dos gregos micênicos, mas também com os deslocamentos dos jônicos, cimérios, frígios, milésimos, lídios e os persas. Na época do Império Romano, o imperador Augusto fundou uma nova cidade no lugar de Troia e que se desenvolveu até o estabelecimento de Constantinopla.

As pesquisas arqueológicas que se iniciaram no século XIX revelaram que várias cidades foram construídas ao longo do tempo no mesmo local. Por isso há um conflito entre os pesquisadores sobre qual das ruínas refere-se efetivamente à Troia antiga. Atualmente, a região da cidade de Troia é um sítio arqueológico em uma das províncias da Turquia, antiga Anatólia.