Coca-Cola

Por Fernando Rebouças
Na cidade de Columbus, estado da Geórgia (EUA), no ano de 1886, o farmacêutico John Styth Pemberton desenvolveu uma fórmula para aliviar a tosse,cujo composto recebeu o nome de “Pemberton´s Frenck wine coca”. Era vendido por cinco cents o copo, a bebida foi batizada de Coca-cola por ter estimulante a base de cocaína e sabor de noz cola, com o passar dos anos o estimulante passou a ser a cafeína.

Em 1886, na cidade de Atlanta, foi relançada como bebida leve na farmácia de Jacob. Depois, Pemberton anunciou a bebida no mesmo ano no “Atlanta Journal”.

No início, a Coca-cola era embalada em barris de madeira vermelha,cor que se tornou oficial no produto até os dias de hoje.Em 1887,a “Asa Griggs Candler” comprou a Pemberton e elaborou um novo planejamento de marketing para o produto.

Os resultados deste planejamento começaram a amadurecer no séc.xx.Uma das novidades foi vender a bebida em garrafas em 1894, o primeiro processo de engarrafamento ocorreu em Vicksburg, Mississipi, no Candy Company.

Durante a Segunda-Guerra mundial, já reconhecida Coca-Cola Company instala mini-fábricas móveis nas frentes de batalha, para abastecer as concentrações do exército norte-americano, foi uma forte tática de marketing que desencadeou numa forte popularidade no pós-guerra e num vínculo emocional patriótico entre a marca e os norte-americanos. Nesta época a Coca-Cola lança embalagens com 6 garrafas(sixposts) e , em 1955, o produto começa a ser vendido em latas de alumínio.

A Coca-Cola Company foi proprietária da Columbia Pictures de 1982 a 1989, veiculando sua marca em vários filmes a ampliando o seu portfólio. A Columbia foi vendida em 1989,por não garantir retorno de lucro.

A sua publicidade sempre simbolizou a cultura norte-americana,nos jogos olímpicos de Atlanta, em 1996, recebeu publicidade gratuita.Historicamente foi a primeira patrocinadora de uma edição dos jogos olímpicos, em 1928, em Amsterdã.

Slogans recentes da Coca-Cola no Brasil:

1982: ”Coca-Cola é isso aí.”
1988: ”Emoção pra valer”.
1993: ”Sempre Coca-Cola.”
2003: ”Essa é a real.”
2006: ”Viva o lado Coca-Cola da vida.”