História da Honda

Por Fernando Rebouças
No início do século XX, o menino Soichiro se encantava com os carros que passavam em sua rua, época em que o Japão se abriu para o capital e tecnologia estrangeira. Ainda em sua cidade, Hamamatsu, aos 8 anos construiu a sua primeira bicicleta, projeto aprimorado aos 13 anos.

Soichiro Honda começou a trabalhar na sucursal do Ateliê Técnico Art Shokai, no qual se tornou sócio. Sua pequena fábrica foi destruída em 1945, depois de um período de estudos funda a Honda Technical Research Institute.

O seu primeiro projeto foi a fabricação de um motor simples e leve a ser instalado em qualquer bicicleta, logo produz o modelo de motor “A”. Em setembro de 1948, funda a Honda Motor Co. Ltda, e em 1949 fabrica a primeira motoneta Honda, o modelo “Dream D. de 98 cc.

Em 1961, a Honda para se projetar no exterior participa de corridas no Reino Unido, no Tourist Trophy da ilha de Mann, na categoria 125 cc e 250 cc. Em 1963, lança o modelo de caminhão leve T360 e o carro esportivo S500.

Em 1971, é inaugurada a Honda Brasil, no bairro de Pompéia, cidade de São Paulo. Neste mesmo ano foram lançadas as motos CB500 Four. Foi com motores Honda que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na equipe Mclaren, em 1988.

A Honda está no Brasil há mais de 35 anos, buscando produzir com qualidade e alto nível tecnológico, em 2008 recebeu dois prêmios na pesquisa Top Of Mind Rural nas categorias Roçadeira e Motobomba, ou seja, além de brilhar nas pistas e encantar as ruas, os produtos Honda são ferramentas primordiais no trabalho do cidadão brasileiro.