Compositor

Por Fernando Rebouças
Toda composição musical é fruto da criatividade de um artista que manifesta talento e estudo pela criação de notas musicais, letra e ritmo; estes elementos em conjunto formam um conteúdo musical e um material de performance artística. Uma composição musical pode ser feita para ser cantada, com o acompanhamento de instrumentos, ou somente com instrumentos.

Nesta criação de músicas, há o trabalho do compositor, artista e profissional que escreve música. Na composição há o estudo e criação  de sistemas de notas musicais, que obedecendo a linguagem musical padrão, poderá ser executada por outros músicos.

O compositor é o criador original de uma música, e detentor do direito autoral da mesma, sendo a sua titularidade da posse de sua obra intransferível. Sua música, independente dele ser cantor ou não, pode ser interpretada por outros cantores intérpretes, detentores de direito artístico e não autoral sobre a composição.

As editoras (gravadoras) musicais detêm os direitos patrimoniais, aquele que pode ser comercializado e vendido, sendo repassado uma participação financeira ao detentor do direito autoral (compositor) e artístico (cantor).

Na cultura da música erudita, o compositor possui treinamento na criação e leitura de partituras, arranjos e instrumentação para vozes específicas. Na música popular, a improvisação é mais presente, sendo o compositor mais escritor de letras e arranjador de ouvido, por vezes apresenta conhecimentos básicos de partitura.

Em inglês, o termo “compositor” é escrito como “songwriter”; e em alemão. “liedermacher”. Na prática, o escritor da letra de uma música também é referido como letrista.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compositor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Composição_musical