Palavra Cantada - música para crianças

Por Ana Lucia Santana
Palavra Cantada é um selo infantil e também um grupo musical instituído pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, em 1994, o qual tem por fim elaborar uma musicalidade específica para as crianças, a um só tempo contemporânea, prazerosa e poeticamente inspiradora. Suas músicas são intensas, bem desenvolvidas não só no conteúdo, mas também na forma como são compostos os arranjos e as gravações.

Este grupo prima pela educação infantil musical, o que lhe possibilitou angariar um público fiel entre pais, filhos e educadores, pois sua produção tem livre entrada no ambiente escolar de várias partes do Brasil, pelo seu zelo qualitativo com as letras, melodias e arranjos, e sua poesia de caráter pedagógico, que leva em conta o intelecto e as impressões sensoriais típicas da infância.

O Palavra Cantada já traz em sua bagagem doze CDs e quatro DVDs, transcendendo o marco de  um milhão de CDs comercializados. Entre estes trabalhos estão Canções de Ninar, de 1994, primeiro de muitos; Canções de Brincar, lançado em 1996; Mil Pássaros, de 1999; Meu Neném, que veio a público em 2003; o CD e DVD “Palavra Cantada 10 anos, de 2004; Pé com Pé, lançado em 2005; Palavra Cantada Tocada, de 2008, entre outros.

Os shows deste grupo se distinguem principalmente pela performance no palco, durante a qual eles se valem de técnicas teatrais mescladas às musicas apresentadas, e normalmente estes espetáculos demandam uma maior interação com o público. A principal meta do grupo, porém, com o auxílio destes recursos, é propiciar uma formação de qualidade para as crianças, que não devem ser desprezadas pela cultura moderna.

Em 2006 o Palavra Cantada criou, na Rádio Eldorado FM, de São Paulo, o programa intitulado ‘Siricutico’, atualmente transmitido pela USP FM; nele o grupo privilegia o ouvinte com uma ampla variedade musical, com o objetivo de aprimorar as relações entre adultos e crianças através da música. Talvez por esta razão a colheita de seus frutos tenha sido maior do que a esperada, atingindo não só o público-alvo, a infância, mas também as gerações mais antigas.

Geralmente suas apresentações são prestigiadas não só pelas crianças, mas também por seus familiares; todos se entretêm e expressam sua emotividade. Inúmeras instituições escolares, tanto no âmbito público como no privado, aderiram às obras do Palavra Cantada no dia-a-dia dos alunos.

Também os críticos têm aclamado este selo musical, que já completou quinze anos de existência, com artigos elogiosos e premiações significativas: Prêmios SHARP pelos trabalhos ‘Canções de Ninar’ (1994), ‘Canções de Brincar’ (1996), ‘Canções Curiosas’ (1998); o CARAS pelo CD-Livro ‘Canções do Brasil’ (2001); e o TIM pelo ‘Pé com Pé’ (2005).

Este reconhecimento estimulou ainda mais o grupo a produzir em conformidade com suas metas educativas, assumindo este processo de criação como uma árdua tarefa, afinal, aliar qualidade com êxito de vendas não é algo fácil de se conquistar no mundo globalizado dominado pela cultura de massa.

Fontes:
http://www.palavracantada.com.br/final/quemsomos.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_Cantada