The XX

Por Felipe Araújo
A palidez do trio formado no Sul de Londres, sua timidez, serenidade depressiva e sobriedade são os elementos que tornam o som do The XX misteriosamente sexy. Preto. A cor que utilizam em todos os shows demonstra o refúgio interno dos integrantes, por trás de um visual noir, escondem-se no palco para deixar que apenas suas canções hipnotizem, emocionem e confundam os presentes.

Tudo começa em 1998 em uma escola londrina com tradição em alunos músicos e estranhos (Hot Chip, Burial, For Tet). Provavelmente, os XX seriam aquele tipo de estudantes calados, observadores, mas que não eram considerados nerds ou losers pelo simples fato de serem imperceptíveis demais. “Nós aceitamos que somos pessoas frágeis. Definitivamente, somos amantes e não guerreiros”, disse a vocalista Romy Madley Croft em entrevista ao site interviewmagazine.com.

Em algum momento, na Elliott School, Jamie Smith (bateria eletrônica), Romy Madley Croft (vocalista e guitarrista), Oliver Sim (co-vocalista e baixista) e Baria Qureshi (tecladista) conheceram-se e resolveram começar a tocar covers de algumas de suas bandas favoritas como Pixies, Rihanna, The Cure, Tinna Tunner, entre outras. As influências, sobretudo, são outro ponto curioso sobre o The XX.

Apesar do som introvertido e do ar blasé e uncool que transpassam, alguns dos músicos que os inspiraram estão exatamente do outro lado da moeda e eles não negam adorar o pop R&B de Rihanna, Aaliyah, Missy Elliott, Ginuwine, Mariah Carey, Justin Timberlake e Tinna Turner.

Após o início das versões por diversão, gravaram seu primeiro álbum pelo selo Young Turks. Intitulado como The XX, o disco foi lançado entre dezembro de 2008 e abril e 2009 e apresenta as músicas autorais "Intro", "VCR", "Crystalised", "Islands", "Heart Skipped a Beat", "Fantasy", "Shelter", “Basic Space", "Infinity" , "Night Time" e "Stars". No disco bônus, há versões covers de "Teardrops", do Womack & Womack, “Do You Mind", de Kyla, "Hot Like Fire", da Aaliyah, "Blood Red Moon" da Sandra D e “Insects”, a única autoral.

A maioria das músicas segue as mesmas regras de composição, sequências de linhas de baixo, construções simples de guitarra, efeitos eletrônicos, bateria minimalista e o contraste entre a voz suave de Romy Madley Croft e a grave de Oliver Sim. Com um clima denso, sombrio e letras sobre solidão, sexo e relacionamentos, a banda pode muito bem ser considerada como a atualidade do pós punk. Talvez se PIL, The Fall, Joy Division, The Cure e Echo & The Bunnymen não tivessem existido, o The XX seria um conjunto de branquelos ingleses metidos a fazer hip-hop.

No final de 2009, a banda teve sua primeira baixa. A tecladista Baria Qureshi deixou a banda. Segundo o site da Revista NME (New Musical Express), Baria optou por não participar de um show em Londres e a banda cancelou várias apresentações pela Europa. Após este episódio, a vocalista Romy Croft disse que a tecladista não voltaria mais à banda e não seria substituída. Para Jamie Smith, “eu acho que dizer que ela saiu por ‘diferenças pessoais ‘ seria a maneira padrão para falar sobre isso. Eu acho que é apenas a intensidade de estar em turnê, a relação entre os integrantes fica muito complicada”. Em seu Twitter, tempo após a saída, Baria contradiz a versão da banda. “Eu estou cansada? Não, apenas fui chutada da banda” (@bariaq).

Como um trio ou quarteto, o grupo segue fazendo shows em todo o mundo e a previsão de lançamento de seu segundo álbum é para 2012. Apesar de terem iniciado a banda como um passatempo, conquistaram uma legião de fãs, figuraram nos Top 10 de revistas importantes, participaram da trilha sonora de seriados, ganharam prêmios e tocaram nos principais festivais do mundo.

Fontes:
http://allmusic.com/artist/the-xx-p1169211/biography
http://en.wikipedia.org/wiki/The_xx
http://www.interviewmagazine.com/music/the-xx/
http://en.wikipedia.org/wiki/Xx_(album)
http://pitchfork.com/reviews/albums/13400-xx/
http://www.thevine.com.au/music/news/the-xx's-baria-qureshi-'kicked-out-by-txt'20101015.aspx
http://twitter.com/#!/bariaq
http://www.nme.com/news/the-xx/48347