Ausentes no ENADE 2016 terão até 31 de janeiro para regularizar situação

20/12/2016 - 15h04 - Por Karoline Figueiredo

Os estudantes que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2016 terão até dia 31 de janeiro de 2017 para pedir dispensa da avaliação e regularizar a situação. É obrigatório que o aluno apresente uma justificativa junto ao pedido na Instituição de Ensino onde está matriculado.

A Instituição pode deferir ou indeferir o pedido conforme sua avaliação. O pedido deferido será registrado no sistema do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pelo coordenador do curso daquele universitário. No caso de pedido indeferido pela Instituição, o candidato poderá apresentar sua justificativa de ausência diretamente ao INEP entre os dias 8 a 22 de fevereiro de 2017, encaminhando original ou cópia autenticada do documento comprobatório. Acesse o site para obter mais informações.

As provas foram aplicadas dia 20 de novembro e esta edição registrou o menor número de faltantes da história. Entre os mais de 200 mil candidatos inscritos, 195.859 realizaram as provas, ou seja 90,7 % dos estudantes.

Neste ano participaram estudantes das seguintes áreas: Agronomia; Biomedicina; Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Zootecnia e também os cursos Tecnólogos de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

As maiores abstenções foram nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (23,1%) e Tecnologia em Radiologia (17,5%). Já o menores índices de ausentes foram os cursos de Medicina (1.9%) e Odontologia (4%).

Questionário do Estudante poderá ser preenchido até o dia 22 de fevereiro mesmo para aqueles que realizaram as provas. O Questionário é obrigatório para os universitários do último ano que realizaram o Exame 2016. Caso não seja concluído esta etapa, os alunos ficarão irregulares e não poderão Colar Grau.

O ENADE acontece anualmente desde 2004. Foi criado para avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; também para analisar o desenvolvimento e habilidades necessárias para formação geral e profissional e verificar o nível de ensino no Brasil e em comparação aos outros países.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: