Canal do Youtube de divulgação científica para crianças

12/09/2017 - 13h24 - Por InfoEscola

O Incrível Pontinho Azul é um canal do YouTube que busca auxiliar na alfabetização científica, de uma forma divertida, e é voltado para crianças na terceira infância, dos 7 aos 12 anos de idade. Os vídeos tem duração entre dois à três minutos, para que as crianças não percam o foco.

É uma espécie de divulgação científica para crianças, apresentando conceitos teóricos das disciplinas de física, química e biologia, de uma forma leve que não gere um impacto negativo, mas sim que os conceitos teóricos sejam tão lúdicos e de fácil assimilação quanto as observações da natureza e a realização de experiências práticas.

O material é todo produzido por Márcio Turini, com recursos próprios e o auxílio de professores das disciplinas para auxílio na revisão dos roteiros.

O projeto nasceu na observação de conteúdos de divulgação científica para jovens e adultos, estes conteúdos partem do preceito de que as pessoas já possuam uma base de conhecimento que infelizmente nem todos tem. Alguns por falta de oportunidade outros simplesmente por não terem dado a oportunidade à ciência.

Outro ponto determinante para o início do projeto foi o fato de termos uma vasto material audiovisual de cunho religioso, ou sócio-cultural, voltados para crianças, e muito pouco relativo à ciência, para esta faixa etária. Sendo assim, incentivamos que seja visto em casa no meio familiar, mostrando que a ciência está além dos portões da escola.

No entanto, pode também ser usado em sala de aula, quando houver o recurso, de uma forma introdutória, para apresentar os conceitos e então possa ser aprofundado pelo professor. Ou de uma forma revisionista, quando o conceito já foi abordado e necessita de uma revisão pontual.

Assim podemos dizer que os vídeos são uma grande homenagem a série Cosmos e a divulgação científica.
O nome do projeto é uma referência ao livro "Pálido Ponto Azul", bem como o personagem se assemelha à Carl Sagan. Seu nome é Bill Tyson em associação à outros dois grandes divulgadores científicos: Bill Nye e Neil deGrasse Tyson.

Como disse Carl Sagan, "Toda criança começa como um cientista nato. Nós é que tiramos isso delas. Só umas poucas resistem ao sistema (de ensino) com sua admiração e entusiasmo pela ciência intactos."

Por mais pequenos cientistas.

Link para o canal no youtube:

https://www.youtube.com/oincrivelpontinhoazul

E a página no Facebook:

https://www.facebook.com/incrivelpontinhoazul/

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: