Canvas anuncia nova integração com Google para facilitar ainda mais o ensino online

20/02/2017 - 16h42 - Por InfoEscola

São Paulo e Salt Lake City (EUA) - Jan. 20, 2017 – Canvas LMS, o ambiente virtual de aprendizagem de código aberto e na nuvem, da Instructure (NYSE:INST), apresenta novidades na integração com as ferramentas do Google. Agora é possível a estudantes e professores utilizar os recursos e editar conteúdo dentro da própria plataforma Canvas, evitando interrupções e pausas ao navegar entre abas distintas (tabs) e log-ins.

Como consequência, os usuários podem se beneficiar com um ganho de produtividade e simplificar o seu fluxo de trabalho dentro e fora da sala de aula, ao unir a capacidade de gestão da plataforma Canvas com a gestão de documentos do Google Docs.

"A maioria dos professores com quem trabalhamos já emprega o Google nas suas aulas e deseja utilizar o Canvas e as ferramentas do Google sem idas e vindas entre interfaces. Nossa base de usuários educadores está animada com a integração. Isso facilitará ainda mais o trabalho deles”, comenta Melissa Loble, vice-presidente de Parcerias e Programas da Instructure.

“Vemos o Canvas com um papel de facilitador no dia-a-dia dos professores, e que os capacita a utilizar o conjunto de apps do Google para Educação (Google Apps for Education), na medida em que simplifica processo e torna a tecnologia invisível. Assim, os professores podem se concentrar no que querem fazer, ao invés de como devem fazê-lo. Com a integração, a tecnologia deixa de ser um obstáculo para ser um recurso que apoia professores e alunos no ensino e aprendizagem”, avalia Lars Janér, diretor para a América Latina da Instructure.

A integração inclui muitos pontos de interoperabilidade, tais como:

  •  Single sign-on(acesso a múltiplos serviços, após o login): Basta um único login para que os usuários se conectem à plataforma Canvas e estejam também logados no Google.
  •  Vinculação com o Google Drive: Os usuários podem facilmente incorporar documentos do Google Drive em qualquer lugar que utilize o editor de conteúdo do Canvas.
  • Atribuições pelo Google Docs: Com essa nova integração, os alunos podem apresentar trabalhos com o Google Docs, e os professores podem usar a mesma ferramenta para passar atividades, fazer anotações diretamente no documento apresentado pelo aluno, e ainda submeter notas no Speedgrader (do Canvas).
  • Colaborações do Google Drive: os alunos podem colaborar em atividades e compartilhar trabalhos dentro da plataforma Canvas, utilizando Google Docs, Sheets ou Slides.
  • Módulos: Os professores podem incluir o read-only (apenas para leitura) pelo Google Docs em seus módulos.

Integração da plataforma Canvas-Google beneficia professores, alunos e administradores

A nova integração ajuda professores a criar e adicionar documentos colaborativos por meio do Google, e a visualizar seus arquivos inseridos no Google Drive a partir do menu de navegação de cursos da plataforma Canvas, economizando tempo na busca e compartilhamento de arquivos.  Como o Canvas LMS integra-se perfeitamente com o Google Drive, os professores podem criar atribuições e anotar diretamente nos arquivos do Google Drive.

Para os alunos, a integração promove a colaboração entre colegas e professores ao visualizar feedbacks pelo Google Docs, otimizando tempo na elaboração e desenvolvimento de trabalhos. A novidade também apoia os administradores, tanto pelo uso de ferramentas e tecnologia baseada em padrões como por diversas opções de recursos educacionais do Google, sem custo adicional. O fluxo de trabalho pode ser facilitado ao integrar a plataforma Canvas e as ferramentas do Google disponíveis, promovendo o uso de tecnologia dentro da instituição. Isso pode representar aumento de produtividade e maior retorno sobre o investimento.

“O Canvas LMS torna os processos de ensino e aprendizagem mais fáceis, e essa integração completa a promessa de simplificar os fluxos entre as duas ferramentas mais usadas por professores, fazendo com que eles economizem tempo e se concentrem naquilo que realmente importa”, resume Loble.

A integração simultânea entre o Canvas LMS e o Google possibilita que ambas plataformas continuem a transformar o Ensino Superior, treinamentos e modelo de aulas do ensino Fundamental e Médio.

Para saber mais, visite https://www.canvaslms.com/brasilhttps://www.canvaslms.com/latam

Informações para a imprensa:

VIANEWS Comunicação Integrada

Tel.: (11) 3868-0188

Sibelle Freitas: [email protected] ;

Rita Martins: [email protected]

Thais Cunha: [email protected]

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: