Confira 9 cursos de idioma online e gratuitos

11/01/2017 - 16h45 - Por Thaís Ferraz





Nos últimos anos, a Internet tem desempenhado um papel fundamental na educação. Além de servir como uma fonte inesgotável de materiais complementares para os estudos, a web também oferece recursos para quem deseja (ou precisa) dispensar aulas tradicionais.

Diversas instituições, incluindo as universidades mais tradicionais do mundo, têm oferecido cursos a distância que se adequam à rotina e ao bolso dos estudantes. O ensino de idiomas não ficou de fora dessa: com um bom curso online e um pouco de disciplina, é possível aprender outra língua no seu ritmo, sem precisar pagar mensalidades ou sair de casa.

Nesta matéria, separamos algumas boas opções de cursos online de Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Japonês. Confira:

Inglês

Learn English Online Oferece 56 lições, divididas em 11 unidades, que vão do nível iniciante ao intermediário. O site também disponibiliza uma seção de aperfeiçoamento do idioma, com dicas e exercícios nas áreas de Listening, Speaking, Writing, Vocabulary e Grammar. Os estudantes também ganham acesso a um fórum para tirar dúvidas.

Learning English (BBC):  Produzida pela BBC, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, a plataforma oferece cursos para os níveis intermediário e avançado, além de materiais de gramática, vocabulário e pronunciação.

Inside IELTS: Preparing for the Test with the Experts. O curso foi disponibilizado nesta segunda-feira (9) e tem cinco semanas de duração. As aulas e exercícios são voltados para o exame de proficiência IELTS. O curso é desenvolvido pela Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, a mesma responsável pela elaboração das provas do IELTS.

Francês

Babbel: Fomentada com recursos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a Babbel oferece cursos de francês online para os níveis iniciante e avançado.

Open Learning Initiative: Quem já fala inglês e pretende aprender a falar francês pode utilizar o Open Learning Initiative. É possível fazer dois níveis de um curso de Francês, totalizando 30 semanas de aula. Existem também alguns cursos pontuais de idiomas. 

Alemão

A rede Deutsche Welle oferece cursos para os níveis A1, A2, B1, B2 e C. Os cursos são oferecidos em português.

Italiano

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece o curso de italiano para brasileiros. São ofertadas 16 aulas, com foco em estudantes iniciantes no idioma.

Japonês

Otaku Project:  O site reúne aulas, livros, exercícios e provas. Há um roteiro de estudos e um fórum de discussões e dúvidas.

Vários idiomas

Busuu: O site está disponível em português e oferece cursos, exercícios e materiais de alemão, inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol.