Confira o novo calendário do Pronatec/Sisutec

05/05/2015 - 10h16 - Por Thaís Ferraz

Há duas semanas atrás, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União uma portaria que adiava, pela segunda vez, o calendário do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições, inicialmente previstas para março e posteriormente para o começo deste mês, terão início apenas em junho. Confira as principais datas do novo calendário:

  • Resultado preliminar das vagas aprovadas: 18 de maio
  • Homologação das bolsas: 16 e 17 de junho
  • Inscrições: 22 a 26 de junho
  • Matrícula: 1º e 3 de julho
  • Segunda chamada: 7 de julho
  • Inscrições para vagas remanescentes: 13 a 26 de julho
  • Início das aulas: 27 de julho

De acordo com o MEC, a alteração "se justifica pelos procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal e, tendo em vista a solicitação de várias instituições de ensino, o calendário foi ajustado de maneira a compatibilizá-lo com o calendário acadêmico das instituições."

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O público beneficiado pelo programa é composto por estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores, e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais informações na página do MEC. 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: