Confira o passo-a-passo para efetuar sua inscrição no Enem 2017

09/05/2017 - 12h25 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) abriu ontem o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2017. Confira como realizar a sua inscrição:

  1. Acesse o site oficial do Enem 2017: http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Esta tela deverá surgir:Se uma tela diferente surgir, tente atualizar seu navegador ou acessar o site através de outro.
  2. Nesta tela, clique no botão do meio, "Inscrição 2017".
  3. Uma nova tela se abrirá. Como solicitado, insira o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento e selecione a imagem correta.
  4. Outra tela se abrirá, pedindo seus dados pessoais (CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da mãe, Sexo, Cor ou raça, Número da identidade e Órgão expedidor, UF da identidade, Estado Civil e Nacionalidade). Você também deverá preencher o campo "Endereço".
  5. Na próxima etapa, você deverá indicar se necessita de atendimento especializado. Você apenas deverá marcar a opção "sim" se possuir alguma deficiência ou condição específica (exemplos: surdocegueira, deficiência auditiva, baixa visão, autismo, déficit de atenção, etc).
  6. O próximo passo é informar se você possui necessidade de atendimento específico (gestantes, lactantes, estudantes em situação de classe hospitalar, etc). Quando você terminar esta etapa, um breve resumo das informações prestadas surgirá. 
  7.  A próxima tela pede que você indique sua opção para a prova de Língua Estrangeira. Indique se prefere realizar a prova de Inglês ou de Espanhol. Você também deverá informar a cidade em que deseja realizar a prova. Lembre-se: você só poderá alterar o idioma escolhido e o local de prova durante o período de inscrições.
  8. Na próxima etapa, você deve responder qual é a situação do seu ensino médio (se você já concluiu, se irá concluir esse ano ou outra opção). Assinale a alternativa mais adequada.
  9. O sistema novamente apresentará uma tela com os dados informados até agora. Confira-os atentamente.
  10. Chegou a hora do último passo: preencha o questionário sócio-econômico. Pronto! Após esta etapa, você estará inscrito e uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será gerada. Não se esqueça de pagá-la antes da data de vencimento. 
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: