Enem 2017: Estudantes devem pagar a taxa de inscrição até esta quarta-feira

22/05/2017 - 11h41 - Por Thaís Ferraz





Os participantes do Enem 2017 que ainda não pagaram a taxa de inscrição do Exame terão até esta quarta-feira (24) para efetuar o procedimento. O boleto pode ser pago em qualquer banco até a data de vencimento.

Os candidatos que não pagarem a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido serão desclassificados. Para imprimir o boleto, basta acessar a página do Enem 2017 e indicar CPF e senha. O Guia de Recolhimento da União (GRU) estará disponível já na página inicial. Ao fim do documento, procure o botão azul "Imprimir GRU" e clique nele.

O período para solicitar isenção da taxa foi encerrado entre os dias 18 e 19 de maio. Candidatos que concluirão o ensino médio em 2017 e estão matriculados em escolas públicas receberam o benefício automaticamente. Além disso, tinham direito à isenção participantes em situação de carência econômica.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão resolver questões das áreas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzir uma Redação. Na outra semana, serão testados os conhecimentos nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Mudanças no Enem 2017

A partir desta edição, as provas passarão a ser aplicadas em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O objetivo é reduzir o desgaste dos estudantes, além de acabar com o "confinamento" dos estudantes sabatistas, que até então precisavam aguardar o início da prova isolados em uma sala por cinco horas.

Outra alteração foi a inclusão da prova de Redação no primeiro dia de Exame, em conjunto com as questões de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração do Exame no primeiro dia será de 5h30; no segundo, os candidatos terão 4h:30 para resolver as questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em janeiro, o MEC já havia confirmado o fim da certificação do Ensino Médio via Enem. Até 2016, estudantes que tirassem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame e obtivessem nota acima de 500 pontos na redação podiam utilizar o resultado para validar o Ensino Médio. Com as mudanças, as certificações serão avaliadas através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O MEC também anunciou que não divulgará mais os resultados do Enem por Escola. A partir de agora, o Exame só avaliará o desempenho individual de cada estudante.

Calendário do Enem 2017:

Inscrições: 8 a 19 de maio

Isenções: Automaticamente concedidas aos estudantes matriculados em escolas públicas que estejam concluindo o Ensino Médio em 2017; Os outros participantes deverão solicitar a isenção durante o período de inscrições.

Cartão de Confirmação: Data não divulgada

Provas: 5 e 12 de novembro

Gabaritos: Até 3 dias úteis após a realização da prova

Para mais informações, assista a transmissão da coletiva de imprensa do lançamento do Edital ou consulte o Edital.

Arquivado em: Enem 2017