Enem 2017: Saiba quem pode e quem deve se inscrever como "treineiro" no exame

22/04/2017 - 11h33 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta semana uma nota na qual esclarece quem é considerado "treineiro" para o Enem. O  documento pode ser conferido neste link.

Devem concorrer como "treineiros" os estudantes que são menores de 18 anos e que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo 2017. Os participantes desta categoria não estão aptos a disputar as vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior no Sisu nem de concorrer às bolsas oferecidas pelo Prouni, pelo Pronatec e pelo Fies. Para esses candidatos, o Enem pode ser utilizado apenas para uma auto-avaliação. As notas são divulgadas 60 dias após a publicação do resultado dos participantes regulares.

Participantes maiores de 18 anos

O Inep também esclarece que candidatos que não concluíram o Ensino Médio mas são maiores de 18 anos não são considerados "treineiros".  Estes participantes poderão realizar outro exame, a nível estadual ou municipal, para conseguir a certificação do Ensino Médio e, assim, ingressar no Ensino Superior por meio de processo seletivo que utilize o resultado do Enem.

Mais informações podem ser encontradas no Edital e no portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: