Equipe do IFMT desenvolve ferramenta para Inclusão de Pessoas com Deficiência Auditiva e conquista 2º lugar no concurso "Computer on the Beach"

19/04/2016 - 14h44 - Por Karoline Figueiredo

Estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio - Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - Câmpus Cáceres conquistaram o 2º lugar no concurso de trabalhos Técnicos da área de Informática durante o evento Técnico-Científico de Computação "Computer on the Beach" realizado na semana passada em Florianópolis - Santa Catarina.

A equipe representada pela professora Dandara Carolina de Oliveira de Lima e a aluna Cassia Cristine de Souza Silva apresentaram uma ferramenta didático-pedagógica utilizando a tecnologia em três dimensões, conhecida como 3D, para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva.

O concurso realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) reuniu profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação e especialistas em área como Segurança Cibernética.

"Foi uma experiência maravilhosa, recebemos muitos convites para participar de outros eventos e também fomos convidadas a realizar testes e implementar a ferramenta primeiramente na Univale. Esta Universidade tem vários alunos na área de tecnologia com deficiência auditiva", declara a professora.

Projeto

O projeto que recebeu o nome "A Inclusão de Pessoas com Deficiência Auditiva" foi desenvolvido por meio de uma ferramenta 3D no Câmpus de Cáceres do IFMT como atividade de iniciação científica junto com as alunas Cássia Cristine e Milena de Souza.

O trabalho resultou em software que será disponibilizado na internet com a tradução de conteúdos escolares na Língua Brasileira de Sinais, Libras. Para ativar o conteúdo da aula, o professor deve utilizar o comando de voz do software. Será executado um vídeo com a personagem SIDA (Software, Inclusão e Déficit Auditivo) apresentando quase simultaneamente a tradução do conteúdo em Libras.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: