Faltam 61 dias para o ENEM 2017

04/09/2017 - 17h21 - Por Karoline Figueiredo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 obteve nesta edição 7.603.290 inscritos, um número previsto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)  que a partir deste ano, o Exame deixa de Certificar o Ensino Médio. Os estudantes que buscaram certificação no ano anterior por meio do ENEM, correspondeu 11% total dos inscritos. O procedimento agora passa a ser função do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

É importante que os participantes confiram com antecedência todas as orientações e o cronograma na página do ENEM. Os estudantes deverão consultar na área do participante, o Cartão Confirmação previsto para ser divulgado 30 dias antes das provas. O documento conterá os dados do aluno, como o nome, documentos de identificação, a língua estrangeira optada (inglês ou espanhol), atendimentos especiais ou diferenciados (quando for o caso), além do local de provas. O prazo para alteração do local de provas já foi encerrado.

As avaliações acontecerão em dois domingos seguidos, nos dias 05 e 12 de novembro de 2017, respectivamente. No primeiro dia serão aplicadas Redação, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, terão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O gabarito será publicado dia 15 de novembro e o resultado final está previsto para 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser utilizadas para Processos Seletivos como SISU, ProUni, FIES e PRONATEC.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) anunciou algumas mudanças feitas no ENEM com objetivo de melhorar o atendimento e a segurança dos participantesO MEC realizou uma Consulta Pública sobre o Exame, onde mais de 600 mil pessoas participaram da pesquisa, sendo a maioria professores, gestores, alunos e pais.

Confira as principais mudanças:

  • Mudança nos dias de provas. Antes eram realizadas no sábado e domingo, agora passa a ser dois domingos consecutivos, respeitando assim, os estudantes que guardam os sábados por razões religiosas, além de permitir um período de tempo entre uma prova e outra aos participantes;
  • Certificação do Ensino Médio passa a ser responsabilidade do ENCCEJA;
  • Em relação ao conteúdo de provas, a Redação passará a ser realizada no primeiro dia junto com as questões de Linguagem, Código e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração 5h:30. No segundo dia serão aplicadas questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias com tempo de 4h:30;
  • Não haverá mais divulgação dos resultados do ENEM por Escola, por tratar de uma avaliação única e exclusiva do desempenho do estudante e que não deve ser utilizada para fazer ranking entre as Instituições de Ensino.
  • Ganhou reforços e mudanças no sistema de segurança.

A isenção da taxa de inscrição permanece para concluintes do Ensino Médio de Escolas Públicas e para pessoas contempladas pela Lei nº 12.799/2013, porém, a comprovação será mais completa.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: