INEP divulga provas e gabaritos da 2ª aplicação do Enem 2016

07/12/2016 - 15h10 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) publicou nesta quarta-feira as provas e gabaritos da 2ª aplicação do Enem 2016. Os candidatos podem conferir os documentos clicando neste link.

As provas foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos resolveram questões das áreas Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo, foram testados os conhecimentos nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.

Entenda o caso

No dia 1 de novembro, o MEC definiu que 240 mil estudantes realizariam as provas do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro. A medida foi tomada porque os locais de prova destes estudantes estavam ocupados pelo movimento secundarista, que protesta contra a MP 746/2016 (reforma do ensino médio) e a PEC 55 (antiga PEC 241).

O MEC fez uma publicação oficial no Facebook comunicando a decisão. A postagem pode ser conferida neste link.  As provas aplicadas em novembro e dezembro foram diferentes, mas tiveram o mesmo rigor e balanço na elaboração das questões.

No dia 4 de novembro, o INEP comunicou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para privados de liberdade seriam adiadas. Inicialmente previsto para os dias 6 e 7 de dezembro, o exame será aplicado nos dias 13 e 14 do mesmo mês. A portaria que determina o novo cronograma está disponível no Diário Oficial da União.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: