INEP publica edital do Encceja 2017

26/07/2017 - 11h33 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou ontem o edital do Encceja 2017. O documento pode ser conferido no Diário Oficial da União.

O período de inscrições estará aberto entre os dias 7 e 18 de agosto. As provas serão aplicadas no dia 8 de outubro, nos períodos matutino e vespertino. Na primeira parte do dia, os portões serão abertos às 7h e fechados às 7h45, com a prova iniciando às 8h; na segunda parte, a abertura dos portões ocorrerá às 13h, com fechamento às 14h15 e início das provas às 14h30.

Os gabaritos serão publicados até o dia 24 de outubro. O INEP ainda não determinou a data de divulgação do resultado final.

Mais informações no Edital.

Conteúdo deste artigo

Encceja 2017

Objetivo

Até o ano de 2009, o Encceja era a prova responsável por certificar os conhecimentos de jovens e adultos brasileiros que não haviam concluído os estudos ou que adquiriram seus saberes e conhecimentos fora da escola. Entre 2009 e 2016, essa certificação passou a ser realizada através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com as alterações do Enem anunciadas no início deste ano, a certificação volta a ser feita através do Encceja.

Quem pode (ou deve) fazer a prova?

O exame é voluntário, gratuito e pode ser realizado por jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para retirar a certificação do Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos; para a do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

Como é a prova?

As provas são elaboradas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). O formato inclui uma redação e 30 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada.

Ensino Fundamental

- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.

Ensino Médio

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: