INEP publica resultados do SAEB/Prova Brasil 2015

08/09/2016 - 15h27 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou hoje (8) o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) referente à Prova Brasil aplicada em novembro de 2015 (última edição).

O resultado revelou que as médias dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa progrediu em todos os níveis de Ensino - 2013 para 2015, no entanto, grande número de alunos ainda apresentam rendimento baixo de proficiência nesta disciplina, principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Em Matemática as proficiências médias evoluíram nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental, porém caíram no Ensino Médio pela segunda vez consecutiva.

O objetivo do exame é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, e a partir dos resultados, o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação definirão ações voltadas para a melhoria da qualidade de educação e a redução das desigualdades existentes.

A Prova Brasil foi realizada por estudantes de Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e Privadas de todo país, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além do questionário socioeconômico que tem o propósito de colher informações necessárias sobre os fatores que possam estar ligados ao desempenho dos alunos.

Aplicadores, professores e diretores também respondem questionários que servem para coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, nível socioeconômico e cultural, formação profissional, prática pedagógica, formas de gestão, entre outros.

Confira os resultados:

Resumo dos resultados

Resultados Estaduais

Resultados Municipais

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: