Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas terminam nesta sexta-feira

20/03/2014 - 08h51 - Por Thaís Ferraz

Escolas e estudantes interessados em participar da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) poderão se inscrever até esta sexta-feira, dia 21, através da página do programa. O desafio terá duas etapas: as provas da 1ª fase serão realizadas no dia 27 de maio e as provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 13 de setembro. A divulgação dos premiados será realizada no dia 1º de dezembro.

Poderão participar da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os vencedores desta edição receberão medalhas e certificados de menção honrosa. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrerão a prêmios.

Os participantes da 10ª OBMEP serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. No nível 1, concorrerão alunos matriculados no 6º ou no 7º ano; no nível 2, alunos matriculados no 8º ou no 9º ano; e, no nível 3, alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio. Estudantes matriculados em cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar da Olimpíada.

A prova da primeira fase do desafio terá duração de duas horas e meia e será composta por questões de múltipla escolha. Na segunda fase, os candidatos deverão responder à uma prova discursiva, com duração de três horas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática. Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos, pertencentes à 99,3% dos municípios brasileiros, participaram da competição.

Confira o regulamento acessando esta página.

Mais informações no site da OBMEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: