Inscrições para o Enem terminam hoje

23/05/2014 - 13h38 - Por Thaís Ferraz

Os candidatos interessados em concorrer às vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) deverão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 00h59 desta sexta-feira. Segundo o Inep, mais de 8 milhões de candidatos haviam se inscrito até as 11 horas de hoje.

O Inep divulgou, também, os melhores horários para evitar o congestionamento do site na hora de se inscrever no exame. Segundo o órgão, os candidatos encontrarão menos dificuldades se efetuarem seus cadastros antes das 9h, entre as 14h e as 17h, ou após as 21h.

Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar CPF, RG e um e-mail pessoal válido. Durante o cadastro, os candidatos deverão escolher a língua estrangeira da prova, o local de aplicação dos exames e indicar necessidade de atendimento especializado. A inscrição irá gerar uma senha de acesso ao sistema que será utilizada durante todo o processo do Enem.

O Enem foi criado em 1998 e, à partir de 2009,  passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: