Maior Biblioteca Digital do Brasil disponibiliza acervo raro e atual; são 14 milhões de páginas digitalizadas

29/05/2017 - 13h41 - Por Karoline Figueiredo

A Biblioteca Nacional Digital, a maior do país, disponibiliza atualmente por meio da Hemeroteca Digital 14 milhões de páginas de revistas, jornais, periódicos, boletins entre outros materiais raros e atuais. No ano passado, o portal registrou mais de 7 milhões de acesso do Brasil e do exterior.

No acervo é possível encontrar por exemplo, os primeiros jornais do Brasil, como o Gazeta do Rio de Janeiro e o Correio Brasiliense. "Projetos como a Hemeroteca Digital são importantíssimos para os brasileiros. Iniciativas como essa atingem também o público em geral, não apenas pesquisadores, tornando-se fundamentais para democratizar o acesso aos bens culturais, esclareceu a coordenadora da Biblioteca Nacional Digital, Angela Bettencourt.

Qualquer pessoa pode acessar a Hemeroteca Digital e pesquisar o assunto de seu interesse. A pesquisa no acervo é facilitada pois não é necessário procurar página por página até encontrar a informação desejada. Basta digitar ou escolher o nome do periódico e escolher o período.

A iniciativa da Biblioteca surgiu em 2009, a partir de um projeto apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). No começo a ideia era digitalizar apenas os periódicos que circulavam em público, no entanto, o projeto foi amentando.

Para obter mais informações acesse a página do Ministério da Cultura.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: