MEC divulga data do Enem 2014

15/04/2014 - 14h24 - Por Thaís Ferraz

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na segunda-feira (14), a data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014. As provas, que costumam ser realizadas em outubro, foram adiadas por causa das eleições e serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O calendário oficial do Exame ainda não foi divulgado.

O Enem foi criado em 1998, tendo como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes na etapa final da educação básica. A partir de 2009, o Exame passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

As provas são objetivas e compostas por quatro matrizes: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das quatro áreas é composta por 45 questões. Além disso, os estudantes também realizam uma redação.

No ano passado, 7,1 milhões de estudantes inscreveram-se no exame. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 35,00.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: