MEC encerra hoje consulta pública sobre o "Enem online"

17/03/2015 - 09h07 - Por Thaís Ferraz

O Ministério da Educação (MEC) está realizando uma consulta pública para debater a possibilidade de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que passaria a ser realizado online. Qualquer pessoa pode opinar sobre o tema, preenchendo o formulário disponível na página do Ministério. O prazo para participação se encerrará nesta terça-feira.

O formulário traz três perguntas:  1) Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do ENEM (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)? 2) Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova? 3) Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema? Os participantes também podem anexar um arquivo no formulário, caso seja necessário.

O ministro da educação, Cid Gomes, já havia declarado interesse em realizar o Enem online. Com o novo modelo, o Enem não seria mais realizado em um único fim de semana. Os candidatos compareceriam aos locais credenciados, responderiam à questões sorteadas e o resultado sairia instantaneamente. Gomes também indicou que os estudantes poderiam escolher o tema da redação, a partir de uma lista de 4 ou 5 possibilidades oferecidas pelo MEC.

A consulta pública não equivale à uma votação nem determinará, sozinha, se o Enem passará a ser realizado online. O processo ainda precisará passar por várias etapas, como a avaliação de disponibilidade dos recursos necessários para a implantação, entre outras. Até o momento, mais de 27 mil pessoas já colaboraram com a consulta.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: