Período de inscrições do Sisu termina hoje

22/01/2015 - 13h50 - Por Thaís Ferraz

Os candidatos que desejam concorrer às vagas oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverão realizar suas inscrições até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira. Para o cadastro, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014.

Clique aqui para realizar sua inscrição no Sisu

A consulta de vagas foi liberada no dia 12 de janeiro e deverá ser feita através deste link. Cada estudante poderá optar por até dois cursos em até duas instituições de ensino diferentes. Até o encerramento do período de inscrição, o candidato poderá modificar suas opções quantas vezes quiser, sendo considerada válida a última inscrição confirmada.

Nota de corte e classificação parcial

Durante o período de cadastro, o Sisu informou, uma vez por dia, as notas de corte calculadas para cada curso. A pontuação é  estimada a partir do número de vagas disponíveis e do total dos candidatos inscritos em cada curso, e costuma variar todos os dias.  A consulta das notas pode ser decisiva para a aprovação, pois permite que o candidato avalie suas chances reais de convocação. Como os estudantes podem modificar suas opções quantas vezes quiserem durante o período de inscrição, é possível utilizar os dados de notas de corte de maneira estratégica: caso o candidato perceba que não possui chances de aprovação em um curso, ele pode modificar sua opção para outro, que tenha nota de corte abaixo da sua nota.

O sistema também permite que os estudantes confiram sua classificação parcial em cada dia, cálculo que leva em consideração a nota de outros inscritos e os pesos diferenciados de cada prova do Enem (no caso de instituições que adotam essa medida).

As instituições participantes oferecerão 205.514 vagas no ensino superior público, distribuídas entre 5.631 cursos. No total, participam do Sistema 129 instituições públicas, das quais 63 federais. A primeira e única chamada será divulgada no dia 26 de janeiro.

Para tirar dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificado, clique aqui.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: