Prepara Enem: Uma nova ferramenta de conhecimento

31/08/2016 - 12h38 - Por InfoEscola

Obra foi lançada na manhã desta quarta-feira (31/8), em evento com mais de 400 professores

prepara enemUm livro para agregar conhecimentos e instruir os alunos de Ensino Médio que realizarão o Enem. O “Prepara Enem”, projeto que vem produzido pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc) e a EdiUnesc dentro do Professor Orgulho de Ser, foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (31/8), durante evento com mais de 400 professores da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúm). O encontro faz parte da segunda etapa do projeto de ensino e extensão Prepara Enem. Nesta etapa, ocorre a formação com professores de Ensino Médio da região.

Durante o lançamento, os professores receberam as boas-vindas e conheceram um pouco de quem esteve por traz do planejamento e elaboração da obra. “É um prazer, neste dia de grande orgulho, do projeto ‘Professor Orgulho de Ser’, receber vocês aqui. Esperamos que o material, pensado para cada área da educação, possa agregar na qualidade do ensino, tanto para os alunos, quanto para os professores”, destacou a diretora da UNA HCE, Angela Back.

A mesa de abertura contou com a presença das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, além da representante da Gered, Carla Michels. As prós-reitoras ressaltaram a importância do evento e do material, que promovem uma aproximação ainda maior da Unesc com a comunidade.

Conhecimento disponível

O conteúdo, que será lançado também para as plataformas online, reuni explicações e competências de cada área do conhecimento. Ele traz aos alunos explicações e resoluções das atividades da prova, além de dicas e explicações de termos técnicos que serão encontrados. Os autores também colocam nas páginas outros meios do estudante adquirir o conhecimento fora do material.

O livro, planejado para espalhar as ideias do projeto de Preparação para o Enem pelas escolas da região, teve a autoria e organização dos professores Marcio Carlos Just, Mainar Cascaes, Elosisa Oliveira, Angela Cristina Back, Andreza Rabelo e Ana Lucia Cardoso, que apresentaram a obra. “O livro é um sonho que vem sendo trabalho desde 2013, pensado e planejado para instruir o aluno nesta prova que pode mudar seu futuro e, agora, está se tornando realidade”, contou a professora Andreza.

Professor orgulho de ser

O evento faz parte das ações da campanha “Professor orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEM Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: