SISU registrou 2,7 milhões de candidatos inscritos

16/01/2016 - 15h59 - Por Karoline Figueiredo

O SISU (Sistema de Seleção Unificada ) encerrou o período de inscrições nesta quinta-feira (14/01) e o resultado final será divulgado na próxima segunda-feira (18/01) na página do SISU. Os selecionados deverão procurar as Instituições que se candidataram para realizar as matrículas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

Nesta edição de 2016 o SISU registrou um total de 2.712.937 inscritos para concorrer às 228.071 vagas ofertadas em 131 Instituições Públicas de Ensino Superior de todo Brasil. Em comparação ao ano passado o número de oferta de vagas subiu para 10,9%.

Os participantes que não foram classificados poderão participar da lista de espera entre os dias 18 a 29 de janeiro.

O SISU seleciona candidatos por meio da média obtida pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino médio) para ingresso nas Instituições Públicas de Ensino Superior de todo país.

ENEM

A nota do ENEM pode ser utilizada para ingressar em Universidades Públicas de Ensino Superior - SISU (Sistema de Seleção Unificada); Institutos Federais; em Universidades Particulares de Ensino Superior - ProUni (Programa Universidade para todos); para quem deseja solicitar o FIES (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior); e para quem deseja estudar no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteira.

O Enem acontece anualmente desde 1998 e é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que foi criado com propósito de avaliar o desempenho escolar dos alunos ao concluir o Ensino Médio. E assim, poder melhorar o nível de escolaridade dos estudantes. Só a partir de 2004 o Enem passou a ser utilizado como forma de seleção para o ingresso nas Universidades por meio do ProUni e a partir de 2009 foram surgindo as outras formas de ingresso.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: