Sisutec abre inscrições para vagas remanescentes

07/04/2014 - 11h15 - Por Thaís Ferraz

Estudantes interessados em se candidatar às vagas remanescentes do Sisutec deverão se inscrever na página do programa entre os dias 7 e 13 de abril. Para concorrer às vagas oferecidas nesta etapa, os candidatos não precisam ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bastando que tenham concluído o ensino médio.

Clique aqui para consultar as vagas disponíveis e efetuar sua inscrição

Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá realizar uma consulta das vagas disponíveis na cidade e no estado de interesse. Após selecionar a vaga, deverá clicar em "inscrição". O estudante será redirecionado para uma página com as informações do curso e, se estiver de acordo, deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e telefone, declarando também o interesse em realizar o curso.

O Sisutec realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. Nesta edição, 1.016.211 candidatos concorreram à 293.738 vagas.

As vagas oferecidas pelo Sisutec são destinadas, prioritariamente, aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Estes candidatos concorrerão à 85% das vagas oferecidas. Estudantes pretos, pardos ou indígenas também poderão optar pelo sistema de reserva de vagas, caso se candidatem à institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participam do sistema instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, como parceiros da Bolsa-Formação, instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNAs), como parceiros da Bolsa-Formação, fundações públicas dedicadas à educação profissional e tecnológica e instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: