Terapias Alternativas serão oferecidas pelo Sistema Único de Saúde

14/01/2017 - 16h54 - Por Karoline Figueiredo

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) também oferecerá aos pacientes as seguintes Terapias Alternativas: Arteterapia, Meditação, Musicoterapia, Reiki, Tratamento Naturopático, Tratamento Osteopático e Tratamento Quiroprático.

As ações definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)/2006 promovem a prevenção de doenças, além do tratamento e recuperação da saúde em diversos aspectos.

Ministério da Saúde reconhece oficialmente por meio da PNPIC, a necessidade e a importância da chamada "Medicina não convencional" para prática voltada à saúde e ao equilíbrio das pessoas. As ações também são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O que a gente está colocando é a possibilidade de realização e registro no sistema de informação do Ministério para reconhecer formalmente esse tipo de procedimento no SUS e monitorar as ações, a partir disso, vamos conseguir inclusive desenvolver ações de formação dos trabalhadores", declarou o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Nuno.

Arteterapia: Utiliza recursos artísticos para terapia, como pintura, desenho, modelagem, escultura, dança, poesia, entre outros.

Meditação: É uma técnica de relaxamento que ajuda a eliminar o estresse, aumentar os hormônios da felicidade, desenvolver o cérebro, entre outros.

Musicoterapia: É a utilização de música para tratamento na área da saúde. Os benefícios abrangem as necessidades físicas, emocionais, cognitivas, sociais e espirituais em pessoas de todas as idades.

Reiki: Técnica de origem japonesa utilizada para diminuir o estresse e também promover a cura através da imposição das mãos.

Tratamento Naturopático: Repõe o estado de saúde no organismo por meio de alimentação adequada; hidroterapia (atividade terapêutica na piscina por exemplo); massagens terapêuticas; iridologia (estudos através da íris dos olhos na qual permite diagnosticar estados físicos e emocionais); postura, entre outros.

Tratamento Osteopático: Utiliza técnicas terapêuticas manuais com foco em dores nas costas, pescoço e demais articulações.

Tratamento Quiroprático: Ajusta a coluna vertebral, mantendo alinhada para melhoria da saúde. A coluna vertebral protege uma parte do sistema nervoso que controla e regula toda a função corporal, por isso, a importância dos cuidados.

 

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: