UFPE decide por adesão integral ao Sisu

03/04/2014 - 17h52 - Por Thaís Ferraz

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) determinou, no dia 1º de abril, a adesão integral da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A votação foi realizada na reitoria da instituição, em Recife, e contou com a participação de 40 conselheiros. Foram registrados 36 votos a favor, dois votos contra e duas abstenções.

O Vestibular da UFPE era realizado em duas etapas. A primeira, que correspondia ao Exame Nacional do Ensino Médio, valia 50% do total da nota do vestibular. A segunda fase, de igual peso, era composta por questões de três disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato, questões de línguas estrangeiras, questões discursivas de Português e a nota da redação do Enem.  Para o curso de química, o vestibular possuía ainda uma terceira fase.Os vestibulares da UFPE eram realizados duas vezes a cada ano, sendo as vagas específicas para o conjunto das Engenharias oferecidas no vestibular de julho.

Com a decisão, a segunda fase do vestibular da UFPE deixará de ser realizada. O vestibular do conjunto das engenharias, no entanto, continuará sendo realizado pela Covest. Além disso, a terceira fase destinada aos candidatos às vagas do curso de química continuará sendo aplicada, assim como os testes de habilidade dos cursos de música.

Na última seleção, a UFPE ofereceu 5462 vagas, distribuídas entre 97 cursos. Destas, 55 vagas foram oferecidas através do Sisu.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: