UFSM adere integralmente ao SiSU

22/05/2014 - 17h43 - Por Thaís Ferraz

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, nesta quinta-feira (22), a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com a mudança, os candidatos interessados nas vagas da instituição deverão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até amanhã. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.

O vestibular 2015, que seria realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, foi cancelado. As provas do vestibular seriado deverão ser aplicadas no início de janeiro de 2015, entre os dias 8 e 10.

Para se inscrever no Enem, os estudantes deverão se cadastrar na página do exame. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 35 e deverá ser paga até o dia 28 de maio.

Até a tarde desta quinta-feira, 7 milhões de pessoas já haviam se inscrito no Enem. Segundo o Inep, os melhores horários para evitar o congestionamento do site na hora de se inscrever no exame são antes das 9h, entre as 14h e as 17h, ou após as 21h.

O Enem foi criado em 1998 e, à partir de 2009,  passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM (Coperves).

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: