Universitários da UNB recebem Prêmio Internacional por criação de Poste Sustentável

27/04/2016 - 19h08 - Por Karoline Figueiredo

Acadêmicos da Universidade de Brasília (UNB) receberam o Prêmio Internacional Saint Andrews Prize For Environment, um dos mais importantes voltados para sustentabilidade. O grupo criou um Poste de iluminação sustentável elaborado com lâmpada de led e garrafas pet.

O objetivo principal dos premiados é levar iluminação para as ruas de comunidades carentes de todo país. Os jovens ganharam valor de US$ 100 mil equivalente a R$ 360 mil. Com esse dinheiro é possível realizar 1,4 mil estruturas de energia solar e atender mais de 40 comunidades.

O projeto dos alunos foi inspirado na lâmpada desenvolvida pelo mecânico mineiro Alfredo Moser, em 2002. Na invenção de Moser, a lâmpada fica dentro de uma garrafa imersa em solução de água e alvejante, que contribui para refração da luz. A equipe melhorou a criação e eliminou a mistura líquida.

No trabalho dos estudantes a energia vem de uma bateria de moto que é carregada por uma placa solar, exite ainda, um sensor que mantém a lâmpada ligada apenas à noite. A intensidade da  luz é a mesma que uma lâmpada de 60 watts.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: