Vunesp é escolhida para corrigir redações do Enem 2017

28/06/2017 - 12h25 - Por Thaís Ferraz





A Fundação Vunesp, responsável por alguns dos principais vestibulares do país, passará a participar da correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste ano. A instituição atuará em conjunto com as  fundações Getúlio Vargas e Cesgranrio, encarregadas da aplicação e correção das provas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Além de vestibulares, a Vunesp também é responsável por outras avaliações, como o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar/SP), o SisPAE (Sistema Paraense de Avaliação Educacional), o Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) e a Anasem (Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina). A fundação foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Enem 2017

A partir desta edição, as provas passarão a ser aplicadas em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O objetivo é reduzir o desgaste dos estudantes, além de acabar com o "confinamento" dos estudantes sabatistas, que até então precisavam aguardar o início da prova isolados em uma sala por cinco horas.

Outra alteração foi a inclusão da prova de Redação no primeiro dia de Exame, em conjunto com as questões de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração do Exame no primeiro dia será de 5h30; no segundo, os candidatos terão 4h:30 para resolver as questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em janeiro, o MEC já havia confirmado o fim da certificação do Ensino Médio via Enem. Até 2016, estudantes que tirassem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame e obtivessem nota acima de 500 pontos na redação podiam utilizar o resultado para validar o Ensino Médio. Com as mudanças, as certificações serão avaliadas através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O MEC também anunciou que não divulgará mais os resultados do Enem por Escola. A partir de agora, o Exame só avaliará o desempenho individual de cada estudante.

Calendário 2017

Inscrições: Encerradas

Isenções: Encerradas

Cartão de Confirmação: Data não divulgada

Provas: 5 e 12 de novembro

Gabaritos: Até 3 dias úteis após a realização da prova

Para mais informações, assista a transmissão da coletiva de imprensa do lançamento do Edital ou consulte o Edital.

Arquivado em: Enem 2017