Benefícios de uma dieta rica em Fibras

Por Cristiane Zoller
As fibras têm grande importância no funcionamento intestinal, sendo muito aconselhadas para quem apresenta problemas relacionados ao intestino. O ser humano não é capaz de digerir as fibras, pois, não apresenta nenhuma enzima específica para tal função, por esse motivo ajudam nos problemas de constipação. Sua principal função consiste em estimular os movimentos do intestino, facilitando a formação e o volume do bolo fecal.

Alguns alimentos ricos em fibras. Foto: Marcelo Krelling / Shutterstock.com

Alguns alimentos ricos em fibras. Foto: Marcelo Krelling / Shutterstock.com

Uma grande vantagem em relação às fibras solúveis é do papel que elas representam em dietas para perda de peso, pois, quando ingeridas em maior quantidade, possibilitam sensação de saciedade, tornando menor o consumo de alimentos calóricos.

Outro papel importante das fibras é no caso de constipação, devido a maior quantidade de água nas fezes, melhorando o funcionamento do intestino e o volume do bolo fecal, ajudando na prevenção de problemas relacionados ao intestino como: prisão de ventre, enfermidades do cólon, entre outras.

Aconselha-se que uma pessoa consuma em média 25g a 30g de fibras diariamente, lembrando sempre que esse consumo se tornará mais favorável e eficaz quando administrado com uma ingestão adequada de líquido, em média 1 a 1,5 litro de água por dia.

As fibras podem ser divididas em dois grupos:

1. Fibras solúveis

Sua maior fonte está relacionada às frutas, verduras, legumes e em farelos de aveia. Este tipo de fibras está diretamente relacionado à prevenção de doenças relacionadas ao coração e também atuam na diminuição dos níveis de colesterol.

2. Fibras insolúveis
Já as fibras insolúveis são encontradas em todos os tipos de grãos de cereais (milho, grão de bico, soja) e em todas as frutas quando consumidas com casca.

Essas fibras estão direcionadas a prevenção de doenças relacionadas ao intestino, devido a sua principal ação em atuar na aceleração do bolo fecal dentro do intestino.

Não esqueça de abusar do consumo das fibras, pois, o seu intestino irá agradecer, mas, não basta apenas consumirmos uma dieta rica em fibras e deixar os demais nutrientes de lado, precisam-se consumir todos os grupos de alimentos para que o resultado final seja positivo.

Fontes
CHANDÍA Cynty Soraya Zúniga. Emagreça com saúde. São Paulo: Ed. de Direito, 1998.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.