Diferença entre néctar e suco

Por Gabriella Porto
Existem muitas diferenças entre néctar e sucos, não apenas nos ingredientes mas também no preço. Sobre as suas propriedades, as diferenças são muitas, mas a principal está no teor de quantidade de polpa de fruta nessas bebidas. O suco, como o próprio nome já diz, é um produto composto por 100% de fruta natural. Segundo determinação do Ministério da Agricultura, ele não pode conter aromas nem corantes artificiais, e a quantidade máxima de açúcar adicional é de 10% de seu volume total.

suco nectarPodem existir exceções à essa regra. Sucos de frutas tropicais, por exemplo, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, com essa quantidade podendo variar de acordo com a própria fruta. Já o néctar tem uma concentração menor de suco, que varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes, conservantes açúcar ou outros adoçantes.

O suco de fruta é preparado espremendo-a mecanicamente a aplicação de calor ou de solventes . Os produtos resultantes contêm 100% de sumo de fruta, já que mais nada é adicionado ao suco. 100% de suco de fruta é um complemento saudável para qualquer dieta bem equilibrada, fornecendo vitaminas e minerais, como potássio e vitamina C. Os fabricantes de bebidas só podem usar o título de "suco" para os produtos que tiverem 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas, nitidamente menos que o suco.

O refresco, por sua vez, tem um teor ainda menor de polpa de fruta. No caso do refresco de limão, esse percentual é de, no mínimo, 5%; no de maracujá, 6%; e no de maçã, 20%. Do ponto de vista nutricional, o suco é a bebida mais rica dos três, pois contém maiores quantidades de vitaminas e sais minerais.

Para auxiliar o consumidor a escolher, o Ministério da Agricultura obriga que os fabricantes estampem em seus rótulos se o produto é suco, néctar ou refresco.

Entre outros tipos de sucos também encontramos o suco em pó, para ser diluído em água. Ele é nutricionalmente bastante pobre, além de ter altos níveis de sódio, não recomendado a hipertensos. Há também o suco concentrado, que tem menos açúcar que o néctar e costuma ser mais barato. Ele leva corantes, aromatizantes e conservantes. Por último, o suco integral, que não tem conservantes nem é adoçado artificialmente.

Fontes:
http://www.rabenhorst.de/english/interesting-facts-faqs/faqs/nectar-juice/
http://www.bs-gg.com/en/bs-insights-newsletter/2012/newsletter-3/fruit-juice-nectar-and-fruit-drinks
http://www.institutoprocardiaco.com.br/especiais17.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.