Gordura Monoinsaturada

Por Débora Carvalho Meldau
De acordo com a nutrição, as gorduras monoinsaturadas são ácidos graxos que apresentam apenas uma dupla ligação em sua molécula.

Este tipo de gordura é considerada benéfica, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL, sigla de lipoproteína de baixa densidade) no sangue. A modificação oxidativa ocorrida com este tipo de colesterol apresenta um significativo papel no desenvolvimento de arteriosclerose. As alterações na alimentação que levam ao aumento da resistência da LDL em oxidar, reduzem o risco do surgimento dessa afecção. No entanto, tanto o ácido graxo monoinsaturado como o ácido graxo poliinsaturado auxiliam na redução da taxa de colesterol sanguíneo, quando há a substituição do ácido graxo saturado da dieta.

Pesquisas têm mostrado que a LDL enriquecida com ácidos graxos monoinsaturados são menos propensos a oxidar, do que quando enriquecida com ácidos graxos poliinsaturados. Uma alimentação farta em ácidos graxos monoinsaturados é uma alternativa para ajudar a reduzir a taxa de colesterol ruim no sangue. Este tipo de gordura deve representar uma taxa de 50% dos lipídios ingeridos diariamente.

Normalmente, à temperatura ambiente, este tipo de gordura encontra-se no estado líquido, sendo que o principal alimento representante desse grupo é o azeite de oliva; óleo de palma, abacate e amendoim também são ricos em gordura monoinsaturada. O fato de serem gorduras estáveis possibilita seu uso na culinária em temperaturas elevadas sem alterarem suas características, pois não oxidam facilmente.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/gorduras.html
http://laranjalimao.wordpress.com/2008/06/05/gordura-monoinsaturada/
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/14398
http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=673
http://www.nutricaoclinica.com.br/201012141069/alimentos-funcionais-azeite-de-oliva/azeite-de-oliva-gordura-monoinsaturada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_monoinsaturada
http://www.vivasaudavel.pt/gca/index.php?id=28

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.