Ômega 3

Por Cristiane Zoller
Considerado um ácido graxo poliinsaturado pertencente ao grupo das gorduras, o Ômega 3 muda o conceito de que os lipídios nos trazem apenas problemas, pois, se consumido da maneira correta e nas quantidades adequadas, as gorduras também podem nos gerar grandes benefícios.

Alimentos ricos em Ômega 3

O salmão é uma das maiores fontes de Ômega 3.

O salmão é uma das maiores fontes de Ômega 3.

Para os apreciadores de peixes e frutos do mar torna-se mais fácil adquirir uma dieta rica em Ômega 3. Os peixes são considerados os alimentos de maior riqueza em relação ao Ômega 3, em especial o salmão vermelho. Além disso, o atum e sardinha (conhecidos como peixes de água fria) e os óleos vegetais (em especial o de linhaça) são considerados uma excelente opção de fonte de Ômega 3. As nozes também podem ser uma boa opção de aperitivo rica neste nutriente. Aconselha-se que o consumo esteja em 10% do valor calórico consumido diariamente, portanto, comece a observar os rótulos dos alimentos e verifique se você está atingindo o valor necessário para ocasionar os benefícios tão esperados.

Benefícios do Ômega 3

Onde os benefícios do Ômega 3 são mais visíveis são no efeito positivo para o sistema cardiovascular ao auxiliar na proteção do coração, melhorar a pressão arterial, prevenir a aterosclerose, auxiliar no tratamento de artrite reumatóide, psoríase, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos e contribuir para o sistema imunológico. Também vem sendo usado em diversas outras áreas como na estética no tratamento de pele, no combate ao stress, auxilia na diminuição dos sintomas presentes durante os ciclos menstruais e em escolas vem sendo aconselhado devido à melhora no aprendizado devido ao aumento na capacidade de concentração.

Não se tem mais dúvida da importância no consumo do Ômega 3, é preciso, contudo, seguir uma alimentação balanceada para que possa alcançar seus benefícios e todos os micro e macronutrientes necessários a nossa saúde.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.