Baalbek

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Baalbek é uma cidade histórica do Líbano.

BaalbekO Líbano é um país localizado na Ásia Ocidental que é banhado pelo Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com a Síria e com Israel, em uma região de rica história e cultura, mas com muita violência no passado e no presente em função da diversidade étnica e religiosa. Antigamente, a região era habitada pelos fenícios, uma civilização que ocupava o território dos três países citados muito caracterizada pela cultura comercial marítima. Os romanos, contudo, sob o comando do imperador Augusto, conquistaram a região e a tornaram uma colônia, estabelecendo diversas marcas da cultura romana.

Baalbek, localizada no vale do Bekaa, foi uma das cidades mais importantes dessa colônia romana na Fenícia. Foi uma cidade muito rica e próspera nos primeiros séculos da era cristã. O domínio romano fez aparecer diversos edifícios com características bastante peculiares da arte europeia na região. As construções romanas foram feitas para honrar os deuses pagãos Júpiter, Baal e Baco e, claro, para demonstrar ao Oriente o tamanho do poderio e da cultura romana. Essas manifestações culturais marcavam fortemente a presença do povo europeu e ajudava disseminar o mito do Império Romano, o qual deveria ser respeitado. De qualquer modo, a cidade de Baalbek se tornou muito famosa e foi muito frequentada pelos principais governantes da época.

Durante a Antiguidade Clássica, Baalbek era chamada de Heliópolis por gregos e romanos. Isso porque a cidade era considerada o centro de adoração ao Sol. Havia também a cultura do oráculo, que funcionava como um centro de adivinhações, o que ajudou a popularizar a cidade e atrair os líderes da época. Durante a expansão da região Islâmica, os muçulmanos tomaram conta gradativamente da região e os monumentos romanos foram apropriados por esses religiosos, que converteram tais locais em pontos de celebração da cultura islâmica.

Atualmente, Baalbek é uma cidade repleta de ruínas do Império Romano e muito apreciada pelos turistas. Está localizada em território libanês, em área predominante de cultura islâmica. A cidade é considerada pela UNESCO como um patrimônio mundial.

Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=16KW6rt21Vc
http://whc.unesco.org

Arquivado em: Oriente Médio