Omã

O nome oficial do Omã é Sultanato de Omã, uma nação localizada na Arábia, na área do extremo oriente da Península Arábica. A capital do país é Mascate. A formação do Omã se dá através de três regiões descontínuas. Os 2 territórios menores, situados na área dos Emirados Árabes, são formados pela Península de Musandam, pelo Enclave de Madha e alguns territórios contíguos. A área territorial maior tem limite com o Golfo de Omã ao norte, com o Mar da Arábia ao sul e ao leste com o Iémen, Emirados Árabes e Arábia Saudita ao oeste. No caso do enclave de Gwadar, com localização na costa norte do Paquistão, Baluchistão e golfo de Omã, até o ano de 1958 ainda era dependente do sultanato de Omã.

mapa omãA história do Omã remete ao ano de 632, quando o território se livrou do Império Sassânida. A partir de 751, por meio dos Ibadis, foi fundado o Emirado do Omã, que teve um governo formado por imames. Por um grande período, o Omã era visto como uma simples nação fixada à área desértica, até que, em 1508, sofreu a invasão portuguesa. No ano de 1659 o Omã foi tomado pelo povo otomano, que expulsou os portugueses. Já em 1741, o Sultão bin Sultan al Busaid foi o responsável pela expulsão dos otomanos da região. Desta forma, o sultanato entra em sua Era de Ouro, em que são expandidas fronteiras e o país agrega diversas colônias como Baluchistão, Comores e Zanzibar. Porém, essas áreas conquistadas foram perdidas em 1891, quando o país passou por um colapso e se tornou apenas um protetorado britânico. Em 1971, o Omã conquistou novamente a sua independência.

No que se refere à geografia, o Omã configura-se como um plano e amplo deserto cobrindo o centro da região, apresentando cadeias de montanhas que vão do norte ao centro-leste e são conhecidas como Montanhas al-Hajar, onde se situa o maciço Jebel Akhdar, em que fica o ponto mais alto do Omã, Jebel Shams (2.980 m). Na região sudoeste da nação, encontra-se outra cadeia montanhosa. No litoral ficam localizadas as mais importantes cidades do país, com destaque para a capital, Mascate, e os grandes centros internacionais que ficam no entorno de Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes.

O Omã divide-se em cinco regiões e três governorados:

  • Zufar ou Dhofar - governorado
  • Musandam - governorado
  • Masqat - governorado
  • Az Zahirah ou Ad Dhahirah
  • Ash Sharqiyah
  • Al Wusta
  • Al Batinah
  • Ad Dakhiliyah

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Omã
http://www.arabesq.com.br/oma/turismo/tabid/117/Default.aspx
http://www.indexmundi.com/pt/oma/

Arquivado em: Oriente Médio