Pé Chato

Por Débora Carvalho Meldau
O termo “pé chato”, também conhecido como pé plano ou mais corretamente como pé planovalgo flexível, é uma condição que se definida pela comunidade médica como a redução do arco longitudinal medial (região interna) do pé.

Esta condição é comumente observada em indivíduos que possuem pés flexíveis e planos. A estrutura do pé desce, achatando o mesmo e tensionando outras regiões.

Esta patologia causa dores nos pés depois de longas caminhadas, sendo que por esse motivo, os indivíduos portadores da mesma, habitualmente eram rejeitados do serviço militar na maior parte dos países, pois estariam impossibilitados de marcharem grandes distâncias.

O que ocorre na realidade é a incapacidade de absorção de vibrações verticais, resultantes do apoio do pé no solo, devido ao vértice oriundo da obliquidade do maior osso do pé, denominado calcâneo. O afrouxamento ou encurtamento do ligamento, da fáscia plantar, modificam a curvatura normal do pé, levando a prejuízos na funcionalidade do mesmo. Deste modo, além do aparecimento de calosidades, a marcha costuma apresentar-se saltitante, com perda de equilíbrio e lesões nas regiões submetidas ao impacto.

Dentre todas as patologias decorrentes do pé chato, é possível encontrar, por exemplo, fascite plantar, esporão calcâneo, metatarsalgia, tendinite tibial e/ ou joanete.

O tratamento normalmente é feito com o uso de palmilhas ortopédicas feitas sob medida. Nos casos mais graves, existe a possibilidade do tratamento cirúrgico. Os calçados também devem fornecer um ajuste adequado.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?320
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pé_chato
http://www.pessemdor.com.br/problemas-de-pes/pe-chato.php
Ilustração: http://www.footpaindirect.co.uk/Flat_Feet.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.